Investigadores da Universidade de Shenzhen estão a desenvolver uma tecnologia que pode mudar a forma como o carvão é utilizado na produção de energia. Em vez de ser queimado, o combustível é convertido directamente em electricidade através de um processo electroquímico, reduzindo emissões e aumentando a eficiência. A proposta, liderada por Xie Heping, surge num momento em que o mundo pressiona por soluções energéticas menos poluentes mas ainda levanta dúvidas sobre viabilidade real. Tecnologia elimina a combustão O sistema, conhecido como célula de combustível de carvão directa (ZC-DCFC), substitui a queima do carvão por reacções electroquímicas. Na prática, isso elimina uma das etapas mais poluentes da geração de energia. Segundo a Exame, a conversão directa permite gerar electricidade com menor desperdício energético e menor libertação de gases nocivos. Eficiência pode superar modelo actual As centrais térmicas convencionais operam sob limites impostos pela Eficiên...
Fique atualizado com as últimas notícias de Moçambique, 24 horas por dia. Mz Notícia24h traz cobertura completa sobre política, economia, desporto e muito mais. Informação em tempo real ao seu alcance."