Avançar para o conteúdo principal

Presidente João Lourenço reage à greve dos taxistas e acusa “inimigos internos e externos” de instigar violência


Presidente João Lourenço reage à greve dos taxistas e acusa “inimigos internos e externos” de instigar violência

Luanda, 1 de agosto de 2025 – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, pronunciou-se esta sexta-feira sobre os violentos incidentes que marcaram a recente greve dos taxistas, com epicentro em Luanda e repercussões em províncias como Malange e Huambo.

O protesto, inicialmente convocado para exigir melhores condições laborais no setor dos transportes, rapidamente evoluiu para episódios de violência, saques e destruição de bens públicos e privados. O saldo preliminar inclui várias vítimas mortais, dezenas de feridos e consideráveis prejuízos materiais, aumentando a tensão social no país e atraindo atenção internacional.

Na sua declaração oficial, o chefe de Estado apontou "inimigos internos e externos" como responsáveis por instrumentalizar as redes sociais para fomentar o caos. “Quem os orquestrou saiu derrotado”, afirmou, classificando as ações como crimes graves contra o Estado angolano.

João Lourenço anunciou ainda que, a partir de segunda-feira, 4 de agosto, o governo irá implementar um pacote de medidas de mitigação. As iniciativas visam apoiar comerciantes afetados, travar o aumento do desemprego e restaurar a ordem pública.

O presidente expressou também solidariedade para com as famílias das vítimas, deixando votos de pesar e apelando à união nacional para a reconstrução social e estabilidade do país.

Apesar de não terem sido divulgados detalhes sobre as medidas concretas, o governo promete agir perante uma semana marcada por profunda instabilidade e perdas humanas e económicas ainda em fase de apuramento. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moçambique e Eswatini reforçam cooperação económica com foco em energia, combustíveis e transportes

Moçambique e Eswatini reforçam cooperação económica com foco em energia, combustíveis e transportes Maputo , Moçambique e Eswatini comprometeram-se esta quinta-feira a reforçar a cooperação bilateral, com especial enfoque nos sectores de energia, combustíveis e transportes, considerados estratégicos para o desenvolvimento económico de ambos os países. O compromisso foi formalizado em Maputo, durante uma cerimónia que contou com a presença do Presidente moçambicano, Daniel Chapo , e do Rei Mswati III , que iniciou uma visita de trabalho de dois dias ao país. Durante o evento, foram assinados três instrumentos jurídicos de cooperação, nomeadamente: Declaração de Intenções sobre o fornecimento de energia elétrica, em que Moçambique se compromete a aumentar o abastecimento ao Reino de Eswatini; Memorando de Entendimento entre a PETROMOC e a Empresa Nacional de Petróleos de Eswatini , para colaboração na área dos combustíveis e derivados; Acordo de Cooperação nos serviços aéreos , visand...

Emboscada em Chiúre: Terroristas Matam 18 Naparamas

Cabo Delgado , 2 de Agosto de 2025 – Pelo menos 18 membros da milícia local, conhecidos como Naparamas , foram mortos por terroristas na segunda-feira (28), numa emboscada ocorrida nas imediações da aldeia Melija , no distrito de Chiúre , extremo sul da província de Cabo Delgado. De acordo com uma fonte local, os Naparamas estavam a perseguir um grupo de insurgentes quando caíram numa emboscada previamente montada pelos terroristas, que se aperceberam da aproximação dos milicianos. Até quarta-feira (30), os corpos das vítimas ainda permaneciam no local do ataque, aguardando-se a sua remoção para os funerais. Um residente confirmou ainda que vários outros membros do grupo sofreram ferimentos graves e ligeiros, estando a receber tratamento no hospital de Chiúre-sede. Informações partilhadas por vários habitantes da vila de Chiúre indicam que os milicianos mortos eram provenientes de aldeias dos postos administrativos de Ocua e Catapua . Este incidente vem reforçar as preocupações com a...

Ataque com catana deixa homem ferido durante a noite na Beira

Na noite de sexta-feira, um homem de 40 anos foi ferido num ataque com catana na Beira, quando regressava a casa após sair de um bar. A vítima encontra-se hospitalizada, enquanto a polícia confirma a ocorrência e promete investigação. O caso reacende o debate sobre segurança noturna na cidade. Ataque noturno com arma branca na Beira O ataque ocorreu por volta das 22h40, num dos bairros urbanos da Beira , numa zona com fraca iluminação pública e reduzida circulação de pessoas. Segundo informações apuradas, o homem foi surpreendido por indivíduos ainda não identificados e atingido com uma catana, sofrendo ferimentos que exigiram socorro imediato. Após o incidente, moradores prestaram auxílio e acionaram ajuda médica. A vítima foi encaminhada ao Hospital Central da Beira, onde permanece internada a receber cuidados médicos, sem divulgação oficial detalhada sobre o seu estado clínico. O que se sabe sobre o ataque ocorrido na Beira? Trata-se de um ataque com arma branca r...